Segunda Residência Artística
- Artistas No Palco
- 8 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Por conta da pandemia e das medidas de contenção do Corona Vírus nossa segunda residência, que ocorreria no mês de abril, teve que acontecer de modo online.

Cada um de sua casa participou das reuniões onde articulamos como funcionaria nosso trabalho à distancia, onde revisamos e mandamos fazer os elementos de cena com nosso staff, coletamos e transformamos em texto histórias de infância de nossos parentes, histórias que ouvíamos quando criança. A partir delas foram feitas adaptações para diversas possibilidades de contações. Também falamos sobre a saúde de cada um e as dificuldades e reflexões advindas do período de isolamento social que recém havia começado.
Encontros online
Antes que acontecesse os encontros com a diretora dos projetos, tivemos que voltar ao passado, de uma forma bem nostálgica e um tanto quanto emocionante. Quando crianças, de alguma forma ouvíamos histórias infantis, dentre outras vezes, na maioria histórias de famílias, as quais nossos pais, avós e parentes viveram e que até hoje são relembradas, através do contar e recontar. A missão então era gravar essas histórias, com os protagonistas delas, nossos pais e avós, que com certeza, se sentiram realizados em poder conta-las novamente.
1° Encontro (28 de abril)
Foram muita histórias coletadas pelos integrantes do projeto, e que nesse momento de quarentena caíram como uma luva, para se sentar a frente do computador, com um balde de pipoca e assistir. Foram momentos incríveis de compartilhamentos entre as pessoas do projetos com as histórias, recontadas. No total, o encontro para assistirmos as histórias durou duas horas, embaladas por boas risadas.
2° Encontro (29 de abril)
No segundo momento de encontro feito no dia seguinte, selecionamos as melhores histórias, que estas farão parte e darão continuidade com o projeto. Estipulamos metas para serem cumpridas até a data do próximo encontro. Para haver um desenvolvimento produtivo, os integrantes começaram a passar as histórias para o papel, para assim obter uma manipulação mais concreta em relação de como proceder com a história.
3° Encontro (05 de maio)
No terceiro momento de encontro definidas as metas a serem cumpridas cada um dos integrantes passou a confeccionar as histórias para que pudessem ser feitas em vídeo já que não há previsão de data de retorno das atividades presenciais. Agora o trabalho é individual de cada integrante. E contatos individuais com a diretora para posterior residência, que provavelmente será online.
コメント