primeira Residência Artística
- Artistas No Palco
- 8 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
No projeto Histórias para contar e recontar, temos no total quatro momentos de encontros e de residência Artística com a diretora do nosso projeto.

Nesta primeira residência, que ocorreu no mês de março, a nossa ilustre diretora Carolina Garcia veio até a nossa sede em Bento Gonçalves. Em nossa primeira residência artística tivemos nosso primeiro contato com a diretora onde assistimos gravações dos nossos espetáculos antigos para que a diretora pudesse ter noção do nosso trabalho, ela conheceu a sede e o material disponível para cena que possuímos.
Definimos um cronograma onde de manha fazíamos preparo físico e a tarde jogos e exercícios para teatro de animação como para consciência corporal, foco, manipulação de objetos, relação com o colega e com o espaço.
Um dos dias foi reservado para montar um brain-storm sobre a estrutura da Cia. Teatral e do projeto, este que esta em andamento.
Foram pensados e experimentados os figurinos e elementos de cena que vão compor junto com um ator e duas atrizes o espetáculo.
1° Encontro (4 de Março)
Esse primeiro contato com a diretora, foi um contato para nos conhecermos melhor, na parte da tarde assistimos espetáculos da companhia, e mostramos para a Carol (diretora) a estrutura cênica e todo material que havíamos em nossa sede. Na parte da noite, começamos a lançar ideias, além de traçamos um calendário a ser seguido durante o projeto e os encontros.
2° Encontro (5 de Março)
Iniciando já pela manhã, houve um alongamento físico e mental, descobrindo as várias partes de nosso corpo, uma atividade de concentração e de relaxar. Pela tarde, iniciamos a manipulação de objetos, para a contação de histórias, além da manipulação facial e física. A noite, iniciamos um brain storm, uma forma dinâmica de organização de orientação, tanto para o projeto, quanto para sede.
3° Encontro (6 de Março)
Pela manhã novamente, com o nosso corpo ainda acordando para a vida, houve um novo alongamento, feito na área externa da sede, em contato com a natureza, descobrindo novos horizontes físicos e mentais. A tarde iniciamos a montagem de personagens, com figurinos, e também com cenários móveis, acoplados aos figurinos. E pela noite, finalizamos a residência com uma reunião dinâmica, com os integrantes escrevendo e interagindo uns com os outros.
Comentários